GRUPO DE MANTENEDORES

O Grupo de Mantenedores é um serviço voltado a fundadores e sucessores de escolas. Nossa vivência na consultoria constatou que, entre o sonho de fundar uma escola e a realidade de administrá-la, o mantenedor encontra-se desafiado e solitário. O desafio envolve administrar um negócio, contratando e demitindo funcionários, pagando contas, vencendo a ansiedade no período de matrículas. A solidão decorre de estar no topo da pirâmide organizacional, de ser a pessoa que deve decidir tudo e, muitas vezes, não tem com quem trocar ideias, compartilhar os dilemas, aprofundar o raciocínio sobre as estratégias.

Assim, o trabalho do grupo de mantenedores é auxiliar o proprietário de uma escola nessas questões. De um lado, oferece um conjunto de análises e relatórios comparativos com diversos indicadores de performance para orientar a gestão escolar. Ao mesmo tempo, oferece aos participantes um grupo de pessoas para partilhar suas experiências, trocar informações e enfrentar juntos os desafios envolvidos na administração da escola.

Temas, ferramentas e roteiros


  • Análise de matrículas (fidelização e captação de alunos)
  • Pesquisa de alunos novos (perfil familiar)
  • Pesquisa de satisfação
  • Visitas entre escolas participantes
  • Decisão de preços
  • Remuneração e incentivos (folha de pagamento)
  • Orçamento e fluxo de caixa
  • Planos de investimento

Perguntas frequentes sobre o Grupo de Mantenedores!


1. Como é a rotina do grupo?
São reuniões mensais, agendadas em nosso primeiro encontro. O grupo é sediado em uma cidade que facilite o acesso para todas as escolas participantes. Alternadamente, o local das reuniões é na sede central e nas escolas participantes. Assim, ao final do ano todos terão conhecido cada escola do grupo.

2. Como funciona um dia de reunião?
Começa com um café, informalmente, conforme cada participante chega ao encontro. Nesse momento a gente comenta nossas expectativas para o dia, algum fato que tenha marcado ou alguma questão que se pretende aprofundar. Depois vamos à sala de reunião e fazemos uma rodada de conversa com os mantenedores, aprofundando as questões de seu interesse. Costumamos analisar os fatos que mais impactaram as escolas naquele mês e discutimos estratégias. Cada participante recebe seus roteiros para coletar dados sobre a escola e combinamos nossa interação "extra-encontros". Almoçamos, conversamos mais, estreitamos nossos laços. A tarde, analisamos relatórios de pesquisas e discutimos os resultados apresentados nas comparações. Termina com mais um cafezinho antes de pegar a estrada de volta.

3. O que acontece "extra-encontros"?
Para realizar as análises e relatórios precisamos de dados das escolas. Esse trabalho de preencher os roteiros, coletar dados, esclarecer dúvidas no preenchimento, enviar e receber questionários, acontece entre um encontro e outro. Normalmente o consultor mantém contato com o mantenedor ou sua secretária para ajustarmos o fluxo de informações.

4. Há um contrato? De quanto tempo?
Sim, existem algumas cláusulas no contrato da Alabama, porém o contrato mais importante é o termo que celebramos entre os participantes do grupo, no primeiro encontro, que estabelece três compromissos básicos: Assiduidade (ir aos encontros será sua prioridade), Comprometimento (oferecer-se a ajudar cada colega do grupo com sua experiência, opiniões, contatos etc.) e Confidencialidade (garantir que manterá sigilo sobre as informações recebidas no trabalho do grupo). O tempo de contratação é de um ano.

5. Como é feita a seleção dos participantes?
A partir de um conjunto de pré-inscritos, recebemos as informações sobre as escolas e mantenedores interessados. Procuramos agrupá-los levando em conta a facilitar o acesso aos encontros e reunir escolas e mantenedores "complementares", ou seja, compor um grupo cujas experiências e contextos posssam enriquecer a experiência.

Receba maiores informações sobre o Grupo de Mantenedores como preço e locais de reunião!

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