PESQUISAS E ANÁLISES
Marketing
Análise de Fluxo de Matrículas
Objetivo: avaliar um conjunto de estatísticas sobre os números de alunos, série a série, nos últimos anos, detectando problemas e propondo alternativas de ação.
Analisar o fluxo de alunos permite observar detalhes importantes de cada ano! Avaliar os que são atrativos e onde se perde alunos, oportunidades de crescimento ou riscos com perdas de alunos.
Análise utilizada para se obter dois indicadores fundamentais para a Instituição: índices de fidelização e de captação de alunos novos.
Perfil de Clientes
Objetivo: Caracterização do perfil de clientes da Instituição, instrumentalizando o processo de matrícula e captação de novos alunos.
Cada Instituição possui características próprias que atraem perfis específicos de clientes, conhecê-los torna-se uma das principais ferramentas de sucesso para um bom resultado nas matrículas! Muitos mantenedores acreditam conhecer seus clientes, mas num mundo em grande transformação não acompanhar as mudanças pode ser um erro grave.
Pesquisa de Satisfação (Importância x Desempenho)
Objetivo: Avaliar a perspectiva que o cliente possui sobre vários aspectos da instituição orientando o mantenedor sobre onde investir ou deixa de aplicar seus recursos.
Diretores muitas vezes tendem a intensificar os diferenciais da escola, melhorando onde já são bons, e deixam de lado outros aspectos que permitiriam um melhor crescimento. Para não errar é fundamental ouvir seus clientes, a pesquisa de Importância e Desempenho traz elementos importantes para analisar suas prioridades de ação.
Análise de Concorrentes
Objetivo: Conhecer com mais profundidade as ofertas concorrentes e realizar um projeto de posicionamento de mercado visando melhorar sua capacidade competitiva.
Quem são os verdadeiros concorrentes de uma instituição? Muitas vezes não é a escola mais próxima. Quais são os pontos fortes de seus concorrentes e como fazer para diferenciar-se deles? Como o posicionamento adequado e a diferenciação dos seus serviços podem reduzir o peso do preço como fator de escolha? Essas e outras questões são tratadas e aprofundadas a partir da análise de concorrentes.
Atendimentos de Matrículas
Objetivo: avaliar o processo de matrícula e rematrícula da Instituição tornando-o mais eficaz e eficiente.
Todo diretor sabe que após o início das aulas, haverá pequenas mudanças no número de alunos durante o ano. Isso significa que 90% ou mais dos alunos aderem à Instituição na Matrícula. Um bom período de matrículas garante um ano de bons resultados, mas uma falha nesse período pode comprometer o trabalho e trazer prejuízos.
Pesquisar, capacitar e estudar minuciosamente fará que um ano seja melhor do que o anterior consolidando um verdadeiro crescimento.
Campanha de Marketing
Objetivo: Avaliar a campanha de captação de novos alunos mensurando verbas e ações com focos mais eficientes.
Quanto uma instituição deve investir na sua campanha de marketing? Todo Diretor escuta que seus alunos vem pelo boca-a-boca, então por que gastar dinheiro na campanha? Na verdade para muitas matrículas as peças promocionais têm uma participação relevante na tomada de decisão. Avaliar o que, como, quando, onde e o quanto comunicar gera aperfeiçoamentos na campanha e é fundamental para trazer mais alunos sem desperdiçar dinheiro!