CURSOS E PALESTRAS
Temas de Palestras
Atuando no mercado educacional desde o final dos anos 80, a Alabama tem em seu acervo centenas de palestras. Os temas mais procurados são nas áreas da Gestão Escoalr, Marketing Educacional, Finanças, RH, Relacionamento entre Escola e Famílas. Diversos outros assuntos podem ser tratados por nossos palestrantes pois as palestras são preparadas sob demanda e em conjunto com o cliente solicitante.
Veja abaixo algumas resenhas:
Gestão em tempo de mudanças
Como desenvolver a escola para manter-se capaz de acompanhar as mudanças de um ambiente turbulento? Como identificar os elementos que merecem permanecer inalterados garantindo a identidade e a solidez institucional? Adequar a gestão é fundamental para identificar mudanças no perfil de expectativas das famílias, monitorar os movimentos dos concorrentes e superar as ameaças do ambiente empresarial. Ao mesmo tempo, colher frutos da prontidão estratégica para desenvolver oportunidades e prosperar de maneira consistente.
Marketing Educacional: como manter e conquistar alunos.
Baseada no primeiro livro de Marketing Educacional escrito no Brasil, apresenta o processo de compra de serviços educacionais. Analisa a sequência de etapas pelas quais as famílias passam para escolher uma escola e como a instituição de ensino pode e deve agir em cada uma delas para aumentar suas chances de efetivar matrículas.
Excelência no Atendimento
O atendimento é um dos processos mais importantes na captação de novos alunos e na permanência dos que já estão na escola. Esta palestra é ministrada em diversas versões, dependendo do público-alvo selecionado pela escola.
Pode ser voltada para os profissionais que atuam diretamente no atendimento às novas famílias: portaria, recepção, telefonista, secretaria, tesouraria etc. Outra versão é para professores, coordenadores e orientadores e explora mais a conexão do atendimento com as atividades pedagógicas, eventos da escola e atendimento na prestação do serviço educacional. Também pode ser voltada aos responsáveis pelo marketing da escola e o foco se desloca para a preparação de espaços para matrícula, roteiros para apresentação da escola e desenvolvimento de métricas para mensurar a efetividade do trabalho de atendimento.
Professor: educar em tempos de mudanças
Uma homenagem aos professores recheada de provocações, insights, humor e novos conceitos. Partindo de imagens das escolas do século passado e da conexão histórica entre modelos educacionais e econômicos, o assunto se desenvolve trazendo à tona novos temas como sustentabilidade, resiliência e empreendedorismo bem como proporciona ao público reflexões importantes sobre seu papel e sua responsabilidade.
Planejamento financeiro e orçamento familiar
Palestra voltada a pais de alunos e funcionários, aborda questões de planejamento financeiro familiar com simplicidade e exemplos de boas práticas. A apresentação é bastante didática e pode ser instrumento de prevenção da inadimplência, de motivação para a equipe e até mesmo como momento especial em projetos de educação financeira de estudantes.
Gestão financeira da escola
Um panorama sobre a gestão financeira com diversas ferramentas para melhorar a performance da instituição. A apresentação passa por instrumentos essenciais como o fluxo de caixa e o orçamento anual, analisa políticas de combate à inadimplência e de concessão de descontos e discute ferramentas analíticas de custos para tomada de decisão. Ainda que trate de conceitos avançados, a apresentação é bastante didática e de grande interesse para gestores sem formação específica em finanças.
Negociando com pais, negociando com paz
A negociação na escola acontece em inúmeras situações. Negocia-se com alunos, professores, funcionários, pais, fornecedores, vizinhos... O modelo de negociação por princípios, desenvolvido na Universidade de Harvard é perfeito para as negociações nas escolas, pois garante bons resultados finais e preserva os relacionamentos entre as partes. A palestra explora as diferenças entre o modelo, mais difundido (negociação posicional) e o mais eficaz (negociação por princípios) com exemplos de situações vivenciadas no ambiente escolar.
Governança corporativa e sucessão em escolas
Os conceitos de governança e de planejamento sucessório vem ganhando importância crescente tanto em escolas confessionais quanto em escolas familiares. Uma apresentação esclarecedora sobre as estruturas de governança, os papeis dos conselhos e a importância de planejar a sucessão das principais lideranças. O público dessa palestra são mantenedores, familiares, associados e diretores.