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Apresentação
6 de maio de 2016
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Primeira impressão sobre a qualidade dos serviços
22 de julho de 2016

Pesquisa de novos alunos

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A preparação da campanha de matrículas 2017 começa agora!

Muitos Diretores acreditam que determinar a mensalidade, fazer propaganda e enviar circulares são as principais ações para a campanha de rematrícula. Mas o ponto de partida para uma boa campanha deve ocorrer já nos primeiros meses do ano, até maio. Sugerimos uma pesquisa com os novos alunos.

Algumas Escolas possuem uma ficha que quando uma família matricula o aluno novo é registrado algumas informações básicas: Nome do aluno, nome dos pais, de que escola veio e como ficou sabendo dessa instituição… Vale dizer que se sua escola não faz um registro desse tipo você tem mais uma lição de casa, oportunamente falaremos dela. Mas as fichas não trazem todas as informações que precisamos.
Assim, passados alguns meses do início das aulas, é o momento propício para pesquisar junto aos novos alunos como eles realmente conheceram sua escola e outros detalhes também!

Uma boa pesquisa deve descobrir:

1. De que escolas vieram nossos novos alunos: Poderemos saber quais escolas se tornam “fornecedoras” de alunos e talvez possíveis parcerias;

2. Peças promocionais: Quase todos os alunos novos falam da indicação, mas qual foi a segunda e a terceira forma de divulgação, o quanto elas influenciaram? Muitas pessoas conversam com vizinhos, amigos ou parentes quando estão procurando uma nova escola e se perguntarmos como ficou sabendo da nossa escola a resposta será “por indicação”. Mas para completar a informação e criar uma opinião favorável a família pode ter utilizado outras fontes como: visita à escola, material impresso, outdoor, internet etc. Sabendo quais ações foram fundamentais para a decisão da família podemos fortalecê-las para o próximo ano ou mudar a estratégia se necessário!

3. Quais escolas as famílias visitaram: Muitas vezes uma escola maior pode ser considerada um concorrente direto ou mesmo uma escola mais próxima. Entendemos que seus concorrentes são as escolas que seus potenciais alunos visitaram. A concorrência ocorre na comparação de propostas, estruturas, atendimentos etc.!

4. Em sua Escola o que chamou a atenção da família?: Espaço físico, proposta pedagógica, preço, aprovação no vestibular… saber o que fez a diferença é fundamental para que esse diferencial não caia de qualidade.

5. Caracterização da família: Saber características da família permite dizer se as novas famílias possuem semelhanças com seu atual público ou se seus clientes estão mudando. Renda, escolaridade, costumes de lazer podem ser algumas das perguntas que podem lhe mostrar um perfil de seu público!

Bom a primeira lição está dada, pesquise as famílias de seus alunos novos e aprofunde o conhecimento sobre como vieram a escolher sua escola. Procure traçar o perfil dessas famílias e avaliar suas estratégias de captação de novos alunos.
Conte com a Alabama para lhe ajudar!

Um forte abraço!
ALABAMA

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