As recentes notícias sobre aquisições de escolas parecem confirmar uma mudança estrutural no mercado de educação básica. Talvez leve alguns anos e pode ser que não aconteça de forma tão profunda quanto no ensino superior, mas é inegável que a consolidação do mercado chegou nas escolas.
Inicialmente se falava de alguns grupos educacionais ou fundos de investimentos interessados em escolas com mais de mil alunos e que fossem referências locais. Hoje, o número de compradores é bem maior e o interesse se ampliou para escolas médias com, pelo menos, 400 alunos, aumentando exponencialmente as abordagens a mantenedores de todos os estados, tanto nas capitais quanto nas cidades menores.
A Alabama Consultoria desenvolveu um serviço especializado para realizar Valuation de escolas e, nesse artigo, responde a 7 perguntas frequentes dos mantenedores.
É o processo de avaliação do valor de um negócio, em nosso caso, de uma escola. Ao contratar o serviço, o mantenedor receberá um relatório completo, fundamentado na teoria de fusões & aquisições, que define um intervalo ‘justo’ para o valor de venda da escola.
A contratação pode ser apresentada à equipe como uma assessoria na gestão, pois os dados coletados são comuns aos processos de assessoria nas áreas financeira e de marketing. Quanto à exposição das informações da escola, há cláusula de sigilo no contrato de serviços.
Um relatório de avaliação traz diversos elementos sobre o contexto, competitividade, custos e horizontes futuros que são importantes para a gestão, independentemente de estar ou não pensando na venda. Ao mesmo tempo, com o grande interesse nas aquisições no mercado de educação, é conveniente para os mantenedores conhecer o valor de seus ativos e estar melhor preparado para receber, negociar e responder a uma eventual proposta de aquisição. Da mesma forma é a melhor maneira para um acordo de compra/venda entre os sócios atuais, além de ser uma excelente indicador de performance do negócio.
A avaliação se baseia em dados de realidade e em estimativas futuras. Ao conhecer os parâmetros que geram o resultado da avaliação, os gestores podem decidir de forma a melhorar a performance da escola e valorizar o patrimônio antes de negociar a venda.
Evolução dos números de alunos, dados de receitas operacionais e complementares, descontos, planilhas de custos (folha, tributos, despesas operacionais…), passivos tributários, trabalhistas, endividamentos, ações em andamento, principais contratos que afetam o negócio (locação, sistema de ensino, estrutura societária).
Há tempos atrás ouvia-se algumas estimativas sobre multiplicadores da receita mensal, por exemplo. Mas isto era numa época com negociações muito peculiares, em menor quantidade, e avaliações baseadas mais nas perspectivas pessoais de compradores e vendedores do que em métodos rigorosos de fusões e aquisições. Por isso mesmo não recomendamos que essas estimativas sejam feitas, pois podem levar a grandes erros na avaliação. Hoje em dia, alguns falam em múltiplos de EBTIDA, que é o lucro antes dos impostos sobre o lucro, dos juros, da depreciação e da amortização. Essa é uma forma de traduzir o método de avaliação mais usado: o fluxo de caixa descontado. Acontece que nem sempre é trivial chegar no EBTIDA verdadeiro (por causa do regime fiscal e de custos não mensurados) e, mais criteriosa ainda, deve ser a determinação da taxa de juros para descontar os fluxos futuros.
Ao avaliar o negócio existem valores que merecem tratamento especial, pois dependem de eventos futuros, que não dependem das vontades das partes envolvidas, e que podem ou não se materializar. Por exemplo, o resultado de uma ação judicial em curso, uma obrigação tributária sujeita a cobrança posterior com multas e encargos etc. Em geral, sugerimos apurar o montante de contingências e reservar em uma conta (prevista no contrato e com condições estabelecidas para sua movimentação) para arcar com as possíveis materializações de obrigações da escola vendida. E, conforme forem vencendo os prazos de prescrição das obrigações contingenciadas, o vendedor recebe os valores sacando da conta especial. Essa medida garante mais segurança para as duas partes (vendedor e comprador).
Você tem outras perguntas ou interesse em avaliar sua escola?
Então entre em contato conosco: contato@alabama.com.br.
2 Comentários
Qual o custo do serviço de valuation de uma escola com média de 500 alunos?
É possível fazer avaliação não preaencial?
Qual o custo de um valuation para uma escola com 700 alunos?